Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)



O que é? ___________________________

Trata-se da obstrução da passagem do sangue nas artérias, provocando a redução da oferta de oxigênio e nutrientes para órgãos e tecidos. Ocorre mais frequentemente nas artérias dos membros inferiores, mas pode ocorrer nos membros superiores, e tem analogia com a doença obstrutiva das artérias coronarianas, no coração, com a doença obstrutiva cérebro-vascular, sobretudo nas carótidas, assim como, com a doença obstrutiva das artérias viscerais. 

Causas _____________________________

A causa mais frequente da Doença Obstrutiva Arterial Periférica (DAOP) é a aterosclerose, condição decorrente do acúmulo de placas de ateroma nos vasos, gerando diminuição da luz e, consequentemente, obstrução arterial. Outras causas bem menos frequentes estão relacionadas aos fenômenos embólicos, vasculites, uso de drogas, trombofilias, sepse, entre outros.

Sintomas ___________________________

Os sintomas relacionados à DAOP podem variar num amplo espectro, desde pacientes assintomáticos até pacientes com gangrena de membro.
Mais comumente os sintomas se iniciam com "claudicação intermitente", que se manifesta pela dor muscular ao caminhar, de inicio progressivo, relacionada à distância percorrida, mais comum em panturrilhas e que logo cessa quando se interrompe o exercício.
Outros sinais e sintomas que indicam comprometimento da circulação arterial, são: perda dos pelos das pernas, atrofia e perda das unhas, vermelhidão excessiva dos pés ou dedos, cianose, impotência sexual nos homens, entre outros.
Pacientes com dor de repouso ou com feridas em extremidades que não cicatrizam devem procurar um cirurgião vascular com brevidade.

Diagnóstico ___________________________

O diagnóstico da DAOP pode ser definido com base apenas na história clínica e no exame físico do paciente, realizado por profissional capacitado.
Exames realizados no laboratório vascular, em especial a aferição do índice tornozelo-braço e o exame de ecocolordoppler, complementam a investigação diagnóstica, permitindo definir conduta e aferir um prognóstico. Exames complementares mais elaborados como angioRNM, angioTC e arteriografia podem ser necessários para planejamento cirúrgico.

Tratamento _____________________________

O tratamento inicial se baseia no controle dos fatores de risco, como controle do colesterol e triglicerídeo, interrupção do tabagismo, estabilização da pressão arterial, controle do níveis de açúcar no sangue, perda de peso e combate ao sedentarismo.

Nos pacientes com claudicação intermitente deve-se iniciar o uso de vasodilatadores e antiagregantes plaquetários, associado a uma rotina frequente de caminhadas.
Nos casos mais graves, com claudicação incapacitante, dor de repouso ou gangrena de extremidade, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado.