Varizes e Insuficiência Venosa












O que é? ___________________________

A palavra VARIZ se origina do latim VARIX, que significa SERPENTE.
As varizes são veias do sistema venoso superficial que se encontram alteradas e, muitas vezes, assumem um formato serpiginoso. Elas podem se encontrar dilatadas, tortuosas, com saculações, entre outros, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa no segmento afetado.

Ocorrência _____________________________

As varizes podem ocorrer em qualquer segmento do corpo, mas são muito mais frequentes nos membros inferiores.
Estima-se que acometem cerca de 18% da população e que no Brasil acomete mais de 20 milhões de pessoas.
Possui uma maior incidência no sexo feminino e são fatores predisponentes para o desenvolvimento de varizes: história familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, gravidez, entre outros.
Alguns trabalhos publicados têm associado o uso de anticoncepcionais e as terapias de reposição hormonal como fatores de risco para o desenvolvimento de varizes.

Sintomas ___________________________

As principais queixas clínicas relacionado as varizes de membros inferiores são: dor em “queimação”, “ cansaço” e sensação de peso nas pernas, edema (inchaço), principalmente ao redor do tornozelo, dor e ardência nos trajetos versos, entre outros. Frequentemente os sintomas relacionados as varizes melhoram com a elevação dos membros inferiores e tendem a agravar no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos menstruais e durante a gravidez.
Algumas pacientes apesar de poucos sintomas clínicos, apresentam uma queixa estética importante, que comprometem o bem-estar e auto-imagem da paciente.

Diagnóstico ___________________________

O diagnóstico de varizes pode ser estabelecido a partir da história clínica e do exame físico. Exame de ecocolordoppler com frequência é realizado para mapeamento venoso e programação de uma eventual intervenção cirúrgica. 

Tratamento _____________________________

A definição do melhor tratamento para as varizes depende da sintomatologia apresentada, dos aspectos clínicos envolvidos, dos anseios da paciente e das características anatômicas e morfológicas da cada vaso varicoso.
O tratamento clínico deve sempre ser empregado, conforme avaliação do Cirurgião Vascular, devendo-se considerar o controle dos fatores de riscos, a reeducação dos hábitos do dia-a-dia e hábitos posturais, a atividade física regular, uso de meia elástica e de medicações.
Aqueles pacientes que mantem a sintomatologia a despeito do tratamento clínico ou que tem uma queixa estética importante, algum tipo de intervenção deve ser considerado.
Pacientes com cordões varicosos, salientes e visíveis, que elevam a pele, ou aquelas pequenas veias “esverdeadsas” de trajeto tortuoso ou retilíneo são de tratamento cirúrgico. Já as telangiectasias ou aranhas vasculares, que são aqueles pequenos vasos vermelhos bem superficiais, podem ser tratados por escleroterapia, que é a injeção de uma solução esclerosante dentro destes vasos, com intuito de fazer com que eles desapareçam.
Outras técnicas, como laser, radiofrequência ou espuma também podem ser empregados.
As opções de tratamento são várias, portanto, as condutas devem ser individualizadas caso-a-caso, conforme avaliação médica.